DINHEIRO

Intercâmbio volta à programação dos jovens brasileiros em 2022
Expectativa é de que brasileiros tenham portas abertas para viagens de turismo, trabalho e estudo



São mais de dois anos desde que a Pandemia tem mantido os pés dos brasileiros presos em território nacional. Muitos adiaram ou até mesmo cancelaram seus projetos de viagens ao exterior neste período. Mas, para 2022 as expectativas prometem estar bem favoráveis, porque mesmo com o surgimento de novas variantes do vírus, as vacinas vêm se mostrando eficazes.

Sendo assim, diversos países já estão recebendo viajantes e devem começar o próximo ano de portas abertas para os jovens interessados em passeios, programas de intercâmbio e trabalho.

E, se antes da pandemia o número de jovens que queriam deixar o país para se aventurar no exterior já era grande, agora depois dessa crise sanitária o número só aumentou. De acordo com os dados do Atlas da Juventude e FGV Social, o Brasil tem hoje 50 milhões de brasileiros entre 15 e 29 anos sem perspectiva de trabalho e insatisfeitos com as condições do país. Deste total, cerca da metade (47%) deixariam o país em busca de oportunidades no exterior.

Porém, uma das principais preocupações dos interessados em viajar é, sem dúvida nenhuma, em relação aos custos de todo o trâmite, pois a cotação estrangeira está bem mais alta se comparada ao período antes da pandemia. Levando em conta que vários países visam retomar a economia no setor turístico, educacional e corporativo. Inclusive, várias instituições educacionais já estão fazendo promoções para alunos interessados em intercâmbio.

Os estudantes internacionais aquecem a economia local não só com o turismo, mas também com a mão de obra. Nesse sentido, mesmo com os valores mais altos, ainda é possível adquirir planos de viagens turísticas e programas de intercâmbio com uma relação custo-benefício atraente e ainda ter acesso a opções bem interessantes de pagamentos.

Um dos programas mais procurados pelos jovens é o Work & Travel, também chamado de Work Experience – programa de trabalho remunerado nos EUA, voltado para universitários entre 18 e 28 anos, normalmente realizado entre os meses de novembro e fevereiro.

E para quem não possui muitas condições de bancar essa estadia fora do país, as agências também oferecem programas para voluntários que queiram trabalhar em troca de um dormitório e refeição. Esses trabalhos voluntários costumam ser em causas humanitárias, projetos locais ou em comunidades carentes, voltados à proteção ao meio ambiente, entre outros.

Letícia Faria, coordenadora de língua inglesa da GLED International Education, lembra que apesar de todas essas oportunidades, para qualquer um desses programas é necessário e fundamental ter uma boa fluência na língua inglesa.

“Tanto para quem quer continuar os estudos, trabalhar, ser voluntário ou somente fazer uma viagem turística e se aventurar mundo afora, o inglês ainda é muito importante para sua sobrevivência no exterior. Por isso, se você não tem conhecimento na língua inglesa, é melhor começar com um bom curso antes de querer partir”.

Oportunidades para seguir viagem ao exterior não faltam, todos os programas estão abertos para 2022 e os destinos normalmente mais procurados são: Canadá, Irlanda, Austrália, EUA, Reino Unido, Portugal e Alemanha.

E, mesmo que os planos não sejam viajar neste próximo ano, para melhorar as perspectivas é necessário entender e falar inglês. A internet é o meio de comunicação mais usado em todo mundo, seja no trabalho ou educação e 90% do mundo digital é falado e escrito em inglês.
“Muitos cursos oferecem valores acessíveis com certificação garantida. Pesquise, informe-se e corra atrás da sua evolução, lembre-se que todo conhecimento e aprendizagem contribuem para sua realização pessoal e profissional”, acrescentou Letícia.
 
Sobre a GLED
A Gled International Education nasceu em 2019 com o propósito de ser uma consultoria educacional que visa assessorar estudantes para programas de High School no Brasil e no exterior, bem como encaminhá-los para universidades estrangeiras através de programas acadêmicos esportivos, culturais e profissionais, oferecendo suporte pré-universitário para o desenvolvimento pessoal e profissional sendo um polo inovador e pioneiro na área acadêmica internacional. Ela também é um centro aplicador dos testes de proficiência de maior aceitação e credibilidade internacional (TOEIC, TOEFL e TFI), credenciada pela MasterTest, distribuidora exclusiva no Brasil pela ETS.

Site: www.glededucation.com.br

Instagram: www.instagram.com/glededu
 




VEJA TAMBÉM