MÚSICA

Semreceita lança single "Sino En El Margen" em parceria com a compositora Luiza Brina
Projeto que reúne renomados músicos mineiros revela 2º single do novo álbum


Semreceita | Foto: Sarah Leal

O Semreceita é um projeto conhecido por explorar a brasilidade e a diversidade musical de seus integrantes. Composto pelos instrumentistas Natália Mitre (vibrafone), Rodrigo Magalhães (baixo), Fernando Feijão (bateria), PC Guimarães (guitarra) e Harrison Santos (saxofone), o grupo aposta em sua coletividade e preza por uma música instrumental livre de preconceitos. Seus músicos exploram um grande leque de referências que carregam também influências dos projetos paralelos onde atuam - dentre eles estão o Bloco Juventude Bronzeada, Bloco Então, Brilha!, Orquestra Sinfônica, Orquestra Ouro Preto e Octavio Cardozzo.

Com a intenção de criar pontes entre o universo instrumental e a canção e assim levar a música instrumental a lugares diversos e incomuns, o grupo convidou para seu segundo álbum cantautores de gêneros musicais distintos aos quais nutriam grande admiração. Em outubro lançou o primeiro single do novo trabalho, Short de Linho, uma parceria com a expoente do rap mineiro Tamara Franklin. Agora o grupo anuncia o segundo lançamento Sino En El Margen, single feito em parceria com a compositora mineira Luiza Brina (Graveola). A música ganha ainda um videoclipe gravado no Galpão Cine Horto, com direção de Vito Soares (Rosa Neon, Marina Sena, Lagum), direção de fotografia de Tulio Cipó (Djonga, Lamparina), direção de arte de Camila Buzelin (Rosa Neon, Djonga) e direção geral de Octavio Cardozzo.

Sino En El Margen é uma composição de Luiza Brina em parceria com Clara Delgado. "Comecei a compor a partir de uma harmonia de violão, inspirada na canção de Edgardo Cardozo, que é um compositor argentino que admiro muito. Quando ficou pronta, a Nath (Natália Mitre) me fez o convite para uma parceria com o Semreceita e a música tinha acabado de nascer. Achei que tinha tudo a ver com o conceito do grupo porque são instrumentistas muito incríveis assim como Edgardo Cardozo, o que me encanta muito, de alguma maneira isso me influenciou a pensar essa canção, a linha do violão, a harmonia. Eles absorveram de uma maneira muito bonita a proposta do arranjo mais cru da canção e transformaram isso em um arranjo de banda de um jeito muito especial. Fiquei emocionada quando ouvi o resultado", afirma Brina. Segundo Rodrigo Magalhães e Natália Mitre, "Luiza Brina é uma compositora que a gente adora, curtimos muito o trabalho solo dela e o trabalho com a banda Graveola que é uma MPB muito popular, mais próxima. Ela é uma super referência na canção mineira e traz uma leveza muito peculiar. A música fala sobre nostalgia, sobre saudade, mas ela fala sobre isso com leveza, que é algo que a voz e o violão dela trazem. Contribuiu muito para o repertório."

Sino En El Margen será lançada dia 26 de novembro (sexta-feira) e faz parte do 2º álbum de estúdio da banda, intitulado "Pracutucá", que será lançado dia 17 de dezembro deste ano e recebe diversas parcerias especiais. Sobre o novo trabalho, Rodrigo afirma: "As principais referências foram os trabalhos dos próprios artistas convidados. Estudamos suas obras e o grande desafio foi conectar a essência de cada um deles com a nossa, mantendo ao máximo a autenticidade de ambos os lados."

Em atividade desde 2012, o Semreceita teve seu primeiro disco, homônimo, lançado em 2017 dentro da programação de um dos maiores festivais de música instrumental do Brasil, o Savassi Festival. À época, o grupo esteve na final do Prêmio BDMG Instrumental 2017, vencendo a categoria "Melhor arranjo" e no ano seguinte foi selecionado na Série BH Instrumental. Em 2019 realizaram uma turnê em Portugal, passando por Lisboa e Porto. O primeiro álbum do Semreceita foi produzido pelo renomado parceiro multi-instrumentista, Antonio Loureiro. O trabalho foi financiado por mais de duzentos fãs por meio de um crowdfunding. Com o disco a banda circulou por palcos de importantes festivais como a Virada Cultural de BH, Verão Arte Contemporânea, Festival de Inverno de Vespasiano e o já mencionado Savassi Festival.

Projeto realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Modalidade Incentivo fiscal - projeto número 1124/2019

Serviço
Lançamento do single "Sino En El Margen" - Semreceita feat. Luiza Brina
Dia 26 de novembro (sexta-feira), 0h nas plataformas digitais, 12h no YouTube 
www.youtube.com/c/Semreceitamusica

Pre-save
tratore.ffm.to/sino-en-el-margen



Semreceita | Foto: Sarah Leal





VEJA TAMBÉM