DINHEIRO

10 dicas incríveis para se destacar e conseguir um emprego
Especialista compartilha estratégias para recolocação no mercado de trabalho


Karla Clarinda | Divulgação

O mercado de trabalho está cada dia mais concorrido, e isso não é de hoje. Com a chegada da indústria 5.0 isso já está ainda mais avançado, onde empresas querem profissionais qualificados e com a famosa inteligência emocional.

A Karla Clarinda, empreendedora social da PlugaJobs e estrategista em recolocação profissional da Recolokey, explica que arrumar um novo trabalho vai muito além do que só fazer um currículo atrativo, ou até mesmo estudar em uma faculdade renomada, muito menos ter mais de 2 idiomas fluente, mas sim saber lidar com as pessoas e ter resiliência.

"Saber identificar a famosa soft skills, habilidades comportamentais, e hard skills, que são as habilidades técnicas, pode ser infalível para se destacar em uma entrevista de emprego. Buscar o auxílio de um coach e um mentor de carreira, vai te ajudar a ter mais clareza sobre o que você quer para a sua vida pessoal e profissional", conta Karla Clarinda.

A especialista compartilha 10 dicas incríveis para recolocação no mercado de trabalho:

Seja protagonista da sua vida – Nunca e em hipótese alguma terceirize a responsabilidade de ter sucesso na vida profissional, essa tarefa é somente sua. Busque escolher profissão não pelo dinheiro, mas sim se a mesma faz sentido para seus princípios e seus talentos.

Não se subestime – Acredite sempre no seu potencial, não se compare com as pessoas ao seu redor, cada um de nós temos uma trajetória para seguir e tudo faz parte para nosso crescimento e evolução como ser humano e profissional.

Não tenha medo de mudar – Faça transição de carreira e não tenha medo de arriscar ou aprender, não importa a sua idade ou condição social, o mais importante é você se movimentar para alcançar seu sucesso pessoal e profissional. Principalmente para o profissional acima de 50 anos, utilize o seu conhecimento e expertise ao seu favor, e quem sabe se arriscar até na área de TI onde faltam mão de obra qualificada.

Currículo atualizado - Cuidado com os erros de português e deixar ele com informações dos projetos e processos que já participou, ganha grande destaque. Linkedin o uso da rede social para fazer conexões com profissionais da mesma área que você, isso é o famoso networking, pois quem não é visto não é lembrado. Importante você colocar as experiências no currículo, mesmo que você não tenha tido um trabalho de forma registrado a famosa CLT ou trabalho e ações sociais, o que vale é a sua experiência; • inclua apenas os dados que são realmente relevantes e nunca minta; • selecione as informações mais importantes e destaque-as; • não esqueça de colocar seus dados de contato, como e-mail e telefone; • faça uma revisão gramatical e ortográfica. • Colocar sempre os cursos, graduações e as empresas sempre em ordem do maior para o menor – data.

Não se acomode - Esteja aberto para ouvir propostas e até mesmo saber sobre posições onde ofereçam vaga PJ, contrato intermitente ou temporário.

Empresa perfeita - não existe, é importante você buscar por empresas que cujo sua missão, visão e valores estejam alinhados com seus propósitos e ao encontro dos seus objetivos pessoais e profissionais.

Abordagem ao recrutador - Seja simpático, afetuoso e educado ao contatar um recrutador, um bom dia, boa tarde, oi tudo bem são bem vindos neste momento.

Prepare se para as entrevistas – Saber mais sobre a cultura da empresa já é meio caminho andado para saber como será a entrevista e como você vai se comportar,

Cuidado com a vestimenta e acessórios utilizados, bem como roupa transparente, boné, óculos escuro, vestidos, bermuda e chinelo não são bem vindos em um processo seletivo.

Alguns dizeres podem atrapalhar o seu desempenho na entrevista. Então, evite-os a qualquer custo.

 • Não fale mal da sua última empresa, gestor ou colega de trabalhos

• Não conte mentiras. Sabemos que você provavelmente quer impressionar seu entrevistador, mas isso não significa que você tenha que contar mentiras. Seja sincero, mas não grosseiro.

• Faça perguntas, isso demonstra interesse na oportunidade.

• Não pergunte logo de cara sobre o salário e benefícios, isso demonstra interesse somente no lado financeiro da posição.

Cargo x Salário o que é mais importante, se você já esteve em uma cadeira como gerente, e conseguir uma posição de coordenador, aproveitar a oportunidade para dar passos para trás e crescer, afinal ninguém nasceu em uma cadeira de CEO.

Mantenha-se atualizado – Não siga a tendência da leia Gabriela, eu cresci assim, sempre fui assim, busque evoluir. Busque cursos de qualificação, tire vantagens da tecnologia e da internet, ambas promovem de forma rápida conteúdo de grande utilidade para seu aprendizado. Pode ser até mesmo diferente da sua área de atuação, o importante é aprender.

Fonte
Karla Clarinda, empreendedora social da PlugaJobs e estrategista em recolocação profissional da Recolokey
www.instagram.com/karla.clarinda




VEJA TAMBÉM



DINHEIRO  |   03/12/2021 17h17





DINHEIRO  |   12/11/2021 07h56