São Paulo FM

Acessar

DINHEIRO

Portabilidade em uma Previdência Privada Complementar



Confira o áudio:




Hoje eu quero falar sobre a portabilidade em uma Previdência Privada Complementar. Depois da Caderneta de Poupança, a Previdência Complementar é o investimento mais queridinho dos brasileiros. É um investimento com perfil para você guardar o dinheiro a longo prazo, agora, o que muitas pessoas não sabem, é que você pode mudar a sua previdência de uma instituição para outra instituição sem ter que resgatar.

Por quê? Porque no resgate causa despesa de imposto de renda. Não é o caso, na portabilidade você simplesmente muda de instituição para outra instituição, ou se for o caso, até dentro da própria instituição, porém para uma modalidade de investimento diferente, um fundo diferente.

Exemplo, você está em um fundo que investe mais em renda fixa e quer ir para um fundo que investe mais em ações, isso é possível, tanto em uma portabilidade interna, quanto na portabilidade externa (de uma instituição para outra instituição).

Motivos para Portabilidade

E quais são os motivos que levariam a mudar de instituição financeira? São vários, por exemplo:

Uma maior eficiência no gestor:

Você percebe que aquela gestão é mais eficiente, mais eficaz, ou seja, está tendo recorrentemente retornos maiores, lembrando que retorno passado não é garantia de retorno futuro. Esse é um dos motivos.

Outro importantíssimo: Taxa de Administração:

Toda previdência cobra uma taxa para administrar o patrimônio, essa taxa você vê em percentual ao ano. Provavelmente você não vai mudar para uma previdência com o menor retorno e muito menos com uma taxa de administração maior. Então a taxa de administração, outro fator importante.

E outro fator importante a se considerar é o Carregamento:

Porque hoje a maioria das previdências não cobram mais taxa de carregamento. O carregamento é tipo um pedágio, todo dinheiro que você coloca,  fica retido aquele percentual combinado como taxa de carregamento e esse não é seu, esse dinheiro vai lá para pagar as despesas da administradora. Portanto, não é legal pagar taxa de carregamento.

E por fim, o Atendimento:

Somos seres humanos e gostamos de ser bem atendidos, se juntar todas essas melhorias com o melhor atendimento, pronto, não tem dúvidas que você fará sua portabilidade sem ônus, sem despesa alguma.

E como é que faz isso?

Você vai na instituição que você quer fazer a portabilidade e esta mesma instituição é quem puxa os seus recursos, em cinco dias úteis, segue a vida, a transferência é concluída.

Previdência Privada Complementar, investimento de longo prazo, muito seguro no Brasil, se você ainda não faz, tenta dar uma olhadinha para você planejar um futuro financeiro melhor.

Eu sou a professora Solange Honorato da Acamef e até o próximo boletim.



Pixabay | QuinceCreative



VEJA TAMBÉM



DINHEIRO  |   13/04/2021 09h45





DINHEIRO  |   08/04/2021 08h42


DINHEIRO  |   05/04/2021 07h38