MÚSICA

Tramas Culturais da Casa Museu Ema Klabin aborda a obra de Heraldo do Monte
Encontro virtual fala sobre um dos principais personagens da música popular brasileira instrumental


Heraldo do Monte | Foto: Carlos Sadao Miyabara 

No próximo dia 30 de setembro, das 17h às 18h30, a Casa Museu Ema Klabin traz a série Tramas Culturais com o tema Música fora dos cânones: Heraldo do Monte. O encontro propõe refletir a trajetória e a obra do musicista pernambucano, reconhecido por sua grande contribuição para a música instrumental. O evento será ministrado pelos músicos e pesquisadores  Ivan Vilela e Budi Garcia e transmitido pela plataforma Zoom. As inscrições gratuitas estão abertas no site da casa museu. emaklabin.org.br/...eraldo-do-monte

Heraldo do Monte é considerado um dos primeiros a introduzir a viola de dez cordas na música popular brasileira instrumental, além de desenvolver sua própria estética de improviso com a guitarra. Com uma trajetória extensa, o músico integrou diversos grupos, entre eles o Quarteto Novo (1966), grupo que criou ao lado de Hermeto Pascoal, Théo de Barros (violonista) e Airto Moreira (percussionista). O grupo mesclava o jazz, baião e o forró.

Pesquisa 

Durante o encontro os músicos e pesquisadores Budi Garcia e Ivan Vilela irão evidenciar aspectos da pesquisa que resultou no livro "As cordas livres de Heraldo do Monte". A publicação tem coordenação geral e direção artística de Ivan Vilela, concepção e gestão de projeto de Elisa Bracher, textos de Budi Garcia e coordenação editorial e produção de Marcela Bertelli. O livro foi lançado em 2020 pelo Instituto Çarê e editora Contraponto como título inaugural da série Brasil de Dentro,  dedicado a compositores brasileiros. 

 A série Tramas Culturais tem apoio cultural do Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProAC ICMS da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e patrocínio da Klabin S.A.

Serviço

Tramas Culturais: 

Data:  30/09, das 17h às 18h30, pela plataforma Zoom

Gratuito* 

Classificação etária: Livre

95 vagas

Inscrição: emaklabin.org.br/...eraldo-do-monte

Acesse nossas redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/emaklabin

Facebook:  www.facebook.com/fundacaoemaklabin

Twitter: twitter.com/emaklabin

YouTube: www.youtube.com/channel/UC9FBIZFjSOlRviuz_Dy1i2w

*Como em todos os nossos eventos gratuitos, convidamos quem aprecia a Casa Museu Ema Klabin e pode contribuir para a manutenção das nossas atividades a nos apoiar com uma doação voluntária em nosso site.

 

 




VEJA TAMBÉM