São Paulo FM

Acessar

MEIO AMBIENTE

Brasil terá plano nacional de fertilizantes
Decreto do governo federal determina a criação de grupo de trabalho envolvendo vários ministérios para criação de uma estratégia nacional na área. Objetivo é aumentar oferta de adubos no País.



Confira o áudio:




O governo brasileiro anunciou a criação do Plano Nacional de Fertilizantes. Um decreto publicado no começo desta semana no Diário Oficial da União determina a instalação de um grupo de trabalho interministerial para a elaboração da estratégia.

De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a iniciativa tem por objetivo aumentar a produção e a oferta de fertilizantes nacionais, reduzir a dependência de adubos importados e ampliar a competitividade do agronegócio brasileiro no mercado externo. Segundo o Mapa, o Brasil importa cerca de 60% dos fertilizantes utilizados na produção agrícola.

A elaboração do plano terá a participação de representantes da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Casa Civil e dos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Economia, Infraestrutura, Minas e Energia, Meio Ambiente e Ciência, Tecnologia e Inovações, além da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Gabinete de Segurança Institucional e Advocacia-Geral da União. A secretaria executiva será da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos.

O grupo vai se encontrar quinzenalmente por videoconferência para elaborar o plano e o trabalho será feito pelo período de 120 dias a partir do primeiro encontro. Ao final do prazo, o Plano Nacional de Fertilizantes será encaminhado ao Secretário Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.



Foto: Divulgação



VEJA TAMBÉM



MEIO AMBIENTE  |   10/04/2021 06h45





MEIO AMBIENTE  |   09/04/2021 11h09


MEIO AMBIENTE  |   22/03/2021 10h10