SP PODCASTS

Dr. Elcio Pires Junior | Entenda a manobra de ressuscitação feita em jogador da Dinamarca


A estreia da Dinamarca na Eurocopa 2021 foi marcada por um drama pessoal vivido pelo atleta Ericksen. O jogador passou mal aos 42 minutos do primeiro tempo, quando caiu desacordado no gramado e preocupou a todos. O camisa 10 recebeu o atendimento médico com massagem cardíaca e o uso de desfibrilador, que evitaram a morte súbita. Ele foi encaminhado para o hospital e a partida foi suspensa.

O jogador dinamarquês corria para receber a bola quando cambaleou e desmaiou, com convulsão. Os companheiros correram para prestar os primeiros socorros até a chegada dos médicos. O atendimento teve longa duração enquanto havia a tentativa de reanimação cardíaca.

O cirurgião cardiovascular e membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Dr. Elcio Pires Junior explica para o ouvinte da São Paulo FM sobre a importância da massagem cardíaca e do uso do desfibrilador para evitar a morte súbita; por que isso pode acontecer, mesmo com um atleta; quais os fatores de risco; entre outras informações.

Dr. Elcio Pires Junior é coordenador da cirurgia cardiovascular do Hospital e Maternidade Sino Brasileiro - Rede D'or - Osasco, e coordenador da cirurgia cardiovascular do Hospital Bom Clima de Guarulhos. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e membro internacional da The Society of Thoracic Surgeons dos EUA. Especialista em Cirurgia Endovascular e Angiorradiologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. E atualmente é cirurgião cardiovascular pela equipe do Dr. André Franchini no Hospital Madre Theodora de Campinas.

linktr.ee/drelciopiresjr


Foto: © Hannah Mckay
 




VEJA TAMBÉM



SP PODCASTS  |   24/09/2021 02h50


SP PODCASTS  |   17/09/2021 17h55


SP PODCASTS  |   10/09/2021 17h11