SAÚDE

Dr. Sergio Shibukawa | Inverno exige cuidados redobrados com saúde dos olhos
Oftalmologista orienta sobre como prevenir doenças da estação

 Foto: Adina Voicu | Pixabay 

O inverno se aproxima e alguns problemas oculares se intensificam na estação, como conjuntivite e alergias. No inverno a umidade relativa do ar fica menor e facilita a propagação de vírus e bactérias, inclusive problemas respiratórios são recorrentes nessa época.

No frio ocorre a diminuição da lubrificação adequada da lágrima, ela evapora rapidamente ocasionando problemas oculares como a conjuntivite, altamente contagiosa e de fácil transmissão, e a ceratite na córnea.

A síndrome do olho seco, ocasionando pela má formação das lágrimas, também é um problema que se agrava nessa época do ano, deixando os olhos mais secos, ou seja, mais propensos à ação de bactérias e fungos. Em casos extremos, o ressecamento e as constantes infecções e inflamações podem levar à perda da visão.

Para prevenir esses incômodos durante o inverno, o oftalmologista Sergio Shibukawa preparou algumas dicas:

● Beber bastante líquido;
● Consumir alimentos ricos em vitaminas A e E (como frutas e verduras) e ácidos graxos, ômega 3;
● Evitar levar as mãos aos olhos e coçar, principalmente por conta do contágio com o vírus da Covid-19;
● Higienizar as mãos com frequência;
● Usar lubrificantes oculares, mas o uso do colírio lubrificante, deve ser feito com indicação do oftalmologista.
 
Sérgio Shibukawa
@drsergioshibukawa


Dr. Sergio Shibukawa é médico oftalmologista, membro do Conselho Brasileiro de oftalmologia, formado pela Faculdade de Medicina do ABC. Possui residência médica pela Universidade de Mogi das Cruzes, com subespecialização em córnea e doenças externas pelo Hospital Oftalmológico de Sorocaba (Hosbos).
 
Sempre com vontade de ajudar ao próximo, mesmo antes da faculdade já participava de diversos eventos assistenciais. Durante um momento complicado da vida, vendeu pastéis para concluir o ensino médio e foi quando decidiu que realmente queria ser médico, descobriu além de sua vocação, a importância de uma boa comunicação e de ouvir as pessoas.
 
Durante a faculdade, se viu fascinado pela oftalmologia, por se tratar de órgão vital do nosso corpo. Além disso, ama o quanto a especialização mistura ciência, tecnologia e conhecimentos avançado no dia a dia. Para ele, o único órgão que conseguimos ver os vasos sanguíneos com nossos próprios olhos, direto e através de um simples exame, era onde gostaria de consolidar sua carreira.

Mesmo com o longo tempo de formado, não deixa de se atualizar em congressos médicos, hospitais escola e artigos científicos, costuma ler bastante. Além disso, viu sua carreira subir de nível quando atendeu o locutor de rodeios Marco Brasil, que trouxe famosos de todos os lugares, entre eles: Val Machiori, Major Olímpio e uma grande leva de sertanejos como a cantora Yasmin Santos.

Siga o Dr. Sergio Shibukawa no Instagram: @drsergioshibukawa
 
 
 
 



 




VEJA TAMBÉM






SAÚDE  |   27/09/2021 16h29


SAÚDE  |   25/09/2021 09h55