São Paulo FM

Acessar

CULTURA

Violência doméstica durante a pandemia é tema de projeto musical do trio UMA



Confira o vídeo:




Em função do isolamento social provocado pela pandemia do Covid-19, a violência doméstica aumentou radicalmente, transformando a convivência das mulheres com o agressor quase num cárcere privado. Nesse momento, falar de temas como esse, além de  empoderamento, igualdade, liberdade, sororidade e acolhimento, passou a ser mais urgente. Pensando nisso, o grupo UMA lança Travessia: Uma com Elas, projeto que tem como objetivo compartilhar trabalhos de mulheres que estabelecem um diálogo e conexão afetuosos por meio da expressão vocal e da escuta. Para isso, serão apresentados seis shows do trio UMA, com participações especiais. A série começou no dia 20 de março e o próximo espetáculo será no dia 3 de abril, às 19 horas, nos canais do grupo nas redes sociais.    

Raíssa Bittar, Tarita de Souza, Paola Ribeiro, Anná e Mariana Degani são as artistas convidadas para os shows, e que falam da essência da alma feminina. Todas as apresentações serão disponibilizadas nas redes sociais do grupo UMA. 

UMA é formado por Thayana Barbosa (voz, acordeon, percussão), Janaina Fellini (voz, percussão) e Nani Barbosa voz, kalimba, flauta). Três mulheres cantoras e compositoras que promovem a reflexão sobre o silenciamento que muitas sofrem e aprofundam as relações de empatia sobre os assuntos que permeiam o universo feminino através de ações de democratização do acesso.

Conhecidas no cenário da MPB independente por suas carreiras individuais, Nani, Janaina e Thayana uniram forças para compor músicas inspiradas pelas mais diversas fontes, das artes plásticas à literatura, passando por experimentações vocais, trabalhos corporais, rituais ancestrais e o universo feminino. O resultado é uma sonoridade delicada e percussiva, marcada pela combinação das três vozes, alguns elementos eletrônicos, além de instrumentos como a  kalimba, a caixa do divino, a viola da gamba e a flauta transversa. O trabalho e tem a produção de Sandra-X (Projeto Axial, Turbulência, Peregrina, A Barca) e colaboração de Felipe Julian (Projeto Axial, Craca).

A desigualdade de gênero é uma realidade na música. Segundo a União Brasileira de Compositores (UBC) apenas 9% do rendimento total distribuído é para mulheres, enquanto 91% é para homens, segundo relatório divulgado em 2020. Nesse contexto, a UMA vem abrir um espaço para essa conversa, expressando a música feminina na história e atualidade, valorizando o fazer musical feminino.

Este projeto aposta na música como uma fonte de potência criativa, de cura e transformação social, levando uma experiência artística para um ambiente onde a alegria, a vitalidade e a autoestima, muitas vezes, cedem espaço para o medo, o desânimo e a insegurança.

O projeto foi viabilizado através do Edital PROAC EXPRESSO LEI ALDIR BLANC No 39/2020 PRODUÇÃO E TEMPORADA DE ESPETÁCULO DE MÚSICA COM APRESENTAÇÃO ONLINE

Para conhecer, acesse: www.youtube.com/w...eature=youtu.be


UMA | Foto: Divulgação

Serviço
TRAVESSIA: UMA com ELAS
YouTube: www.youtube.com/channel/UCRjNLauYj67ATtLRa75wbWw
Instagram: www.instagram.com/umaprojeto/

Datas
03/04 – UMA convida Anná
10/04 – UMA convida Paola Ribeiro
17/04 – UMA convida Mariana Degani
24/04 – show UMA

Horário
Sempre às 19 horas





VEJA TAMBÉM