São Paulo FM

Acessar

CULTURA

'VerDe Perto': O Musical Ecológico de Renata Pizi tem temporada grátis online




Foto: Eugenio Goulart

VerDe Perto, o musical ecológico - criado por Renata Pizi e, originalmente, com produção e direção do Grupo 3 de Copas - traz canções que abordam temas como ecologia, reciclagem e preservação da natureza. As músicas, tocadas ao vivo, têm arranjos que passam por diversos ritmos como baião, maracatu, pop, rap e o rock. Personagens, histórias e coreografias - conduzidos pela personagem Júlia - reforçam os argumentos das canções, recheadas de curiosidades sobre a natureza, que ressaltam a necessidade de cuidarmos do planeta.

O roteiro do espetáculo é formado por “Pet Repet”, “Árvore”, “Lixo na Rua”, “Água”, “Tamanduá” e “Rio Tietê”. Todas as músicas foram compostas por Renata, sendo as duas últimas em parceria com Sonekka. O espetáculo, radicalmente ecológico, trata o tema com leveza e muito bom humor, cativando os pequenos espectadores pela graça e originalidade dos poemas cantados. 


Foto: F. Cabral

Observando a priminha Júlia, que adorava desenhar, mas rasgava e jogava fora o que não lhe agradava, Renata Pizi teve a ideia de criar algo que despertasse nas crianças a consciência ambiental, que pode estar nas atitudes mais simples do nosso cotidiano. E foi refletindo sobre a nossa relação com a natureza que, há quatro anos, ela criou os poesias e depois as melodias, segundo ela, extraindo a musicalidade própria de cada poema. Apresentou a ideia para a Cia. 3 de Copas e, juntos, construíram o roteiro e a dramaturgia.

VerDe Perto - O Musical Ecológico estreou em 2016, no Teatro Livraria da Vila, no Shopping JK, em São Paulo. Desde então, participou do Circuito Cultural Paulista (por seis cidades), da Virada Cultural Paulista (Indaiatuba e Bauru), do Projeto Cultura Ensina / Fundação para o Desenvolvimento da Educação (em escolas), do Festival Brooklinfest Online, do Festival das Marias - Festival Internacional de Artes no Feminino e do projeto Caravana Literária.

Renata Pizi 
A paulistana, cantora e compositora, foi vencedora do Prêmio Musique, em 2011, que a considerou um dos mais belos timbres da nova MPB. Seu registro grave confere ao que canta as doses precisas de emoção, sensualidade ou força. Com forte presença cênica, sua interpretação foge do exagero ou ao excessivo em um repertório que preza pela qualidade musical. Renata mescla novas composições com obras já eternizadas, consolidando-se como uma das boas e belas realidades da música popular brasileira.

Grupo 3 de Copas
Foi fundado, em 2010, por atores que já haviam trabalhado juntos em outras companhias de teatro, em São Paulo. O intuito do grupo é explorar o teatro como ritual, somado às experimentações do teatro pós-moderno. Um teatro simples na estética, puro na intenção, respaldado pela teoria e experimentação para chegar à poesia do cotidiano, à poesia das pequenas coisas.

Ficha técnica
Direção geral: Adriana Belic. Composições e interpretação: Renata Pizi. Dramaturgia: Renata Pizzi e Grupo 3 de Copas. Atrizes: Renata Machado e Giovana Andrade. Músicos: Everton Alves dos Reis (baterista e percussão) e Paulo Ribeiro (violonista). Cenografia: Rafael dos Santos. Transporte cenário: Izildo Transportes. Assistente de direção: Mili Slikta. Produção executiva: Eder Damasceno. Produção técnica: Camila Machado. Produção de palco: William Ramos. Assistente de palco: Gabriel Lucas. Testagem e laudos de Covid 19: Pegasus Saúde in Company. Consultoria em gastronomia: Armazém Café Doceria. Fotografias e making of: Eugênio Goulart. Captação som: Estúdio Arsis. Engenheiro de áudio: Adonias Farias de Souza Junior. Técnico assistente: Gustavo de Sant'Anna Lima. Assistentes de estúdio: Cleber Freitas do Nascimento, Letícia Patané. Microfonação: Equipe Produções. Captação de imagem: ATOM Filmes. Direção de fotografia: Filipe da Gama. Câmeras fixas: Francine Tomo, Zele Volpato. Câmera móvel: Eduardo Moryama. Iluminação: Francis George, Jonathan da Silva. Edição e finalização: Ledok. Projeto gráfico: Workhouse Design. Assessoria de mídias: Platea Comunicação e Arte. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Edital: ProAC Expresso LAB 38/2020 - Produção e Temporada de Espetáculo Infanto-Juvenil com Apresentação Online. Produção: Belic Arte.Cultura. Realização: Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Serviço
Espetáculo infantil: VerDE Perto - O Musical Ecológico
Temporada: 3, 4, 8, 10, 11 e 17 de abril de 2021
Horários: sábados e quinta (às 17h), domingos (às 11h).
Grátis.
Classificação: Livre.
Duração: 50 minutos.
Onde ver: www.facebook.com/VerDePertoMusical





VEJA TAMBÉM