
O projeto QR SAMPA consiste em passeios urbanos guiados por QR Codes, os quais direcionam para páginas e vídeos com mais informações sobre as obras arquitetônicas (cerca de 1.076) apresentadas na cidade de São Paulo, nas áreas: Central (335), Oeste (412), Sul (117), Avenida Paulista (99), Leste (70), Norte (26) e Região Metropolitana (17).
O objetivo deste projeto é suprir a carência de material sobre arquitetura de SP, indo além da área central, explica o urbanista e arquiteto, Edison Eloy de Souza (81 anos), o também idealizador e que catalogou tudo para esse projeto, e completa: E principalmente para que popularize o acesso e conhecimento a origem e criação da nossa arquitetura."
A ideia é começar a apresentar as edificações mais significativas, por meio de roteiros guiados compostos por vídeos, áudios, mapas e fichas, ou seja, todo um conteúdo digital de fácil acesso. E não somente focado nos estudantes e profissionais da área, mas também para todo turista e apreciadores da paisagem urbana e humana de SP.
A viabilização
No dia do aniversário dos 467 anos de SP (25/01/2021), foi lançado o plano de financiamento público do QR Sampa, por meio de cotas de patrocínio ou aquisição de roteiros para a viabilização deste importante e inédito trabalho para a cidade.
Nas redes sociais do projeto e até no perfil pessoal do Eloy, está estendido o convite da colaboração de amigos, colegas e de todos aqueles, como também de empresas e patrocinadoras, que amam a cidade e almejam que essa plataforma se viabilize em todas as suas etapas.
No momento do start conta com a arrecadação inicial de R$ 5.000 (cinco mil reais), valor correspondente à produção de 01 vídeo. E assim que for atingida a meta, será prosseguida com novas campanhas para a produção de todo o projeto: manutenção do site, novos vídeos e outras mídias.
A contrapartida será a exposição e a valorização da produção arquitetônica de escritórios e construtoras a um público mais amplo e não profissionais da área. Saiba mais no site do projeto e deixe a sua contribuição.

Edison Eloy de Souza | Foto: Divulgação
Sobre Edison Eloy de Souza
Arquiteto e urbanista formado em 1965 (FAU-USP) e com mestrado em 2014.
Profissional atuante em arquitetura, urbanismo e planejamento urbano, como autônomo ou vinculado a empresas públicas e privadas, durante 50 anos de atividade profissional, com diversas premiações.
Atuou em entidades de classe dos arquitetos como presidente e dirigente.
Foi professor de arquitetura na Faculdade São Judas, Álvares Penteado, UNIP, UNISANTOS e Universidade do Tocantins.
Autor dos livros "Arquitetura da Avenida Paulista" (2011) e do livro "Arquitetura e Geometria (2014) fruto da dissertação de mestrado.
Autor do Blog do Arquiteto Edison Eloy de Souza e dos posts "Andanças Paulistanas" e "Andanças pelo Brasil e pelo Mundo", sobre arquitetura, no Facebook.
Serviço - QR Sampa e campanha de crowdfunding
Site do QR SAMPA: www.qrsampa.com.br
Página de Facebook: www.facebook.com/qrsampa/
Perfil no Instagram: www.instagram.com/qrsampa/
* Para +infos sobre o projeto QR Sampa, propostas de patrocínio e contribuição para o crowdfunding, e também, agendamento de entrevistas com o Eloy, mande um e-mail para contato@qrsampa.com.br